Sobre nós

A Aliança Francesa

Criada em 21 de julho de 1883 por um comitê de personalidades, dentre as quais Paul Cambon, Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne e Armand Colin, a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesa fora da França. Para tanto, ela promove o ensino do francês como língua estrangeira e concede certificados específicos de proficiência e conhecimento lingüísticos.

A rede da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros e mais de 1.000 estabelecimentos instalados em 130 países, onde estudam cerca de 400.000 pessoas.

Geralmente, os centros locais da Aliança Francesa nascem por iniciativa de pessoas e instituições dos próprios países onde ela vem a se instalar. Cada centro goza de autonomia estatutária e financeira, sendo regido pela legislação local. Porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense (Alliance Française de Paris, com sede no Boulevard Raspail, nº 101, no 6º arrondissement, em Paris), que é a proprietária da marca "Aliança Francesa".

Um dos mais importantes vínculos entre a Alliance Française de Paris e os centros locais, diz respeito à expedição dos diplomas DELF (diplôme d'études en langue française ou diploma de estudos em língua francesa) e DALF (diplôme approfondi de langue française ou diploma aprofundado de língua francesa). Ambos os exames são reconhecidos pelo Ministério da Educação da França.

A aliança francesa de Ribeirão Preto é o único Centro de Exames de Proficiência da região.

Portal das Alianças Francesas do Brasil :

aliancafrancesa.org.br/

Francês é com quem entende!

 – Nós ensinamos apenas o francês: a língua francesa é a nossa língua, nossa ferramenta de trabalho e nossa paixão;
– Utilizamos os métodos pedagógicos e os recursos técnicos mais avançados no ensino da língua, com abordagem comunicativa, materiais autênticos e ferramentas multimídia;
– Possuímos diferentes estilos de cursos em todos os níveis e para todas as idades: regulares, intensivos, temáticos, de cultura, de cozinha e à la carte (aulas particulares),
– Os alunos da Aliança Francesa têm acesso a muitas vantagens: o Carte Privilège – cartão de privilégios em estabelecimentos parceiros -, Culturethèque
– O aluno faz parte de uma rede de quase mil Alianças Francesas em todo mundo;
– Os exames de comprovação de proficiência na Aliança Francesa são oficiais e reconhecidos internacionalmente;
– A Aliança Francesa realiza teste de nível com os alunos e a formação é alinhada ao quadro europeu das línguas (CECR), reconhecido mundialmente.